terça-feira, 2 de junho de 2009

Texto Didático

ANÁLISE DE TEXTO DIDÁTICO

Texto didático é aquele que explicitamente visa a instruir, que tem finalidades pedagógicas, que está relacionado ao ensino das ciências, das artes, das técnicas, etc.

A leitura de um texto didático de qualquer disciplina apresenta de início, um problema: o jargão próprio da disciplina, ou seja, aqueles termos que foram cunhados para exprimir, da maneira mais precisa possível, os fenômenos estudados por um dado campo do saber. O entendimento do texto didático de uma determinada disciplina requer o conhecimento do significado exato dos termos com que ela opera. Conhecer esses termos significa conhecer um conjunto de princípios e de conceitos sobre os quais repousa uma determinada ciência, certa teoria, um campo do saber. O uso da terminologia científica dá maior rigor à exposição, pois evita as conotações e as imprecisões dos termos da linguagem cotidiana. Por outro lado, a definição dos termos depende do nível de público a que o livro se destina. Um manual de introdução à física, destinado a alunos de primeiro grau, expõe um conceito de cada vez e, por conseguinte, vai definindo paulatinamente os termos específicos dessa ciência. Num livro de física para universitários não cabe a definição de termos que os alunos já deveriam saber, pois senão quem escreve precisaria escrever sobre tudo o que a ciência em que ele é especialista já estudou.

Na leitura de um texto didático, é preciso apanhar suas idéias fundamentais. Um texto didático é um texto conceitual, ou seja, não figurativo. Nele os termos significam exatamente aquilo que denotam, sendo descabida a atribuição de segundos sentidos ou valores conotativos aos termos.

Num texto didático devem se analisar ainda com todo o cuidado os elementos de coesão. Deve-se observar a expectativa de sentido que eles criam, para que possa entender bem o texto.

Platão & Fiorin. Para Entender o Texto. PP. 406-407

3 comentários:

  1. alberto sua definição te texto didático ajudou muito a minha turma da escola a fazer uma pesquisa.Muito bom msm!

    ResponderExcluir
  2. Hannah elogiou e disse... "sua definição...". Cuidado: é preciso esclarecer que o texto é de outro autor (inclusive citado no rodapé). Vamos dar crédito a quem merece...

    ResponderExcluir
  3. Nesse caso, obrigado por postá-lo aqui =D

    ResponderExcluir