terça-feira, 2 de junho de 2009

Resumo

Dica número 1:

- Leia o livro.

Não existe nada pior do que escrever sobre o que se desconhece. Lembro bem do ensino médio, a galera do colégio procurava sites que fazem resumos de livros por capítulos tudo para não ter que ler o livro inteiro. Mas o moral da história está em ler o livro.

Dica número 2:

- Separe o livro por capítulos ou pontos marcantes.

Os livros que eu leio já vêm separados por capítulos, alguns por histórias fechadas, mas existem alguns que possuem capítulos enormes, o que dificulta a leitura, me fazendo criar a dica número 3.

Dica número 3:

- Faça anotações ou marcas.

Sempre que um capítulo é muito grande, eu o divido por partes interessantes, pontos chaves do texto que contém dicas, elos de ligações para outra história.

Essa é a dica mais importante, pois fazendo marcas nos pontos chaves do livro, ao discorrer o texto sobre o livro poderá focar nesses pontos marcantes do livro.

Dica número 4:

- Organização do resumo

Um resumo não quer dizer uma redação de uma página. É preciso ter uma seqüência de fatos que ligam cada parte do livro, incluindo falar sobre o autor do livro.

COMPOSIÇÃO DO RESUMO:

Sempre que eu faço um resumo de livro, falo um pouco sobre o autor do livro, não é difícil achar informação sobre o autor, no próprio livro encontra-se no interior da capa ou mesmo na última página uma descrição do autor com formação acadêmica, experiência profissional e outros livros que escreveu.  Escreva um pouco sobre o autor, sobre a visão do autor acerca do assunto principal do livro, o primeiro parágrafo serve para chamar a atenção ao que o autor quer transmitir com o livro, fale sobre isso.

Depois, lembre-se das dicas acima, separe o livro por capítulos ou partes principais e vá fazendo marcas e anotações, ao terminar de ler o livro já terá boa parte do resumo esquematizada em anotações.

E assim como o autor ligou um capítulo a outro, também deve ser seguida a mesma ordem, se necessário esteja com o livro em mãos para citar alguma frase importante que defina o tema do livro ou alguma parte importante.

É muito válido, colocar a sua opinião sobre o livro, o que ficou claro, quais os pontos obscuros, excesso de figuras, formato do livro e tamanho da fonte está agradável ou não para a leitura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário