sábado, 6 de junho de 2009

Trabalho Escolar

INICIAÇÃO ÀS NORMAS DA ABNT (7ª e 8ª Séries)

O TRABALHO ESCOLAR

Para preparar um bom trabalho escolar, é preciso cumprir bem algu-mas etapas, como a pesquisa, a preparação, a redação e a apresen-tação. A seguir, mostramos um passo-a-passo para organizar cada uma dessas etapas.

PRIMEIRO PASSO: A PESQUISA

O texto do trabalho escolar é um conjunto de informações que po-dem ter procedências variadas. Portanto, antes de começar a escre-ver, é preciso pesquisar o tema em fontes diversas, como livros,

jornais, revistas e internet. É melhor iniciar a pesquisa com o mate-rial existente em casa. Em seguida, pode-se realizar a consulta na biblioteca da escola ou da cidade.

a) Seleção de informações

Feita a pesquisa, é hora de selecionar os dados por meio de uma lei-tura mais atenta. A triagem é necessária para que sejam descarta-das as informações repetitivas ou que não acrescentem nada ao te-ma.

b) Fonte confiável

A seleção de informações deve levar em conta a confiabilidade da fonte. Por isso é importante compararas informações em mais de uma fonte. É possível verificar, por exemplo, se um mesmo fato foi tratado do mesmo jeito por dois jornais diferentes.

c) Livros, jornais e revistas

Verifique quando foram escritos. Livros e enciclopédias podem con-ter informações desatualizadas ou conceitos ultrapassados. Jornais e revistas são boas fontes de consulta pra assuntos que exijam atu-alidade de informações. Sempre procure fazer a pesquisa em mais de um jornal ou revista.

d) Internet

É um grande banco de dados em que computadores ligados entre si e ao mundo inteiro podem trocar informações. Se você não possui acesso à internet em sua casa, verifique se é possível utilizar os computadores da biblioteca da sua escola ou da sua cidade. Lembre-se: a Internet é somente mais uma fonte de consulta.

SEGUNDO PASSO: A REDAÇÃO

Feita a pesquisa de informações, o próximo passo é escrever o tra-balho escolar e organizar sua forma de apresentação. De acordo com o trabalho, pode-se incluir imagens (fotos, desenhos, gráficos) para ilustrar determinados tópicos.

DICAS PARA ESCREVER

Cada um tem um estilo próprio de escrever. Mas existem algumas recomendações úteis.

a) Quanto ao conteúdo:

  • Elabore um roteiro do que será escrito, procurando imaginar tópicos ou capítulos.
  • Organize o material pesquisando, distribuindo as informações entre as divisões estabelecidas.
  • Procure escrever frases, orações e períodos curtos para facilitar a leitura.
  • Evite a repetição de informações ao longo do trabalho.

b) Quanto à forma

  • Deixe margens ou espaços em branco nas bordas do papel. Dessa forma, o trabalho fica mais “arejado” e a leitura,mais fácil.
  • Faça um trabalho limpo e ordenado. Se for manuscrito, evite o uso de corretores e mantenha um padrão para a letra.
  • Utilize parágrafos dentro de cada tópico ou capítulo.
  • Sublinhe ou destaque em um quadro os assuntos mais impor-tantes, como definições ou conceitos.
  • Faça a paginação das folhas.
  • Se utilizar imagens, encaixe-as próximas ao texto correspon-dente.
  • Evite usar cores ou outros recursos gráficos que não acrescen-tem informação ou dificultem a leitura.

A APRESENTAÇÃO DO TRABALHO

Há inúmeras maneiras de apresentar um trabalho escolar. Tanto é verdade que, para um mesmo tema, dificilmente haverá trabalhos iguais em uma sala de aula. Cada um terá suas características visuais, sua capa e sua forma de organização. Alguns elementos, no entanto, devem fazer parte de qualquer trabalho escolar.

A seguir, mostramos uma forma de apresentação padrão:

NORMAS PARA A ENTREGA DE TRABALHOS ESCOLARES

Este documento foi elaborado para auxiliá-lo naapresentação de tra-balhos escolares, segue as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), adaptadas à realidade escolar.

ELEMENTOS PRÉ-TEXTUAIS

São informações que antecedem o texto e auxiliam na justificação e uso do trabalho. Abaixo, a lista dos elementos pré-textuais conside-rados obrigatórios:

a) Capa

O revestimento externo do trabalho, no qual devem constar as infor-mações indispensáveis à sua identificação. Deve conter as seguin-tes informações:

  • Nome da Instituição;
  • Nome completo do(s) autor (es) do trabalho;
  • Título;
  • Subtítulo se houver;
  • Nome da disciplina e do professor;
  • Local (cidade da Instituição em que o trabalho foi apresen-tado);
  • Ano da entrega.

b) Sumário

Apresenta as principais divisões de um trabalho,seções e outras partes do documento na mesma ordem e grafia em que nele figuram, reproduzindo a sua estrutura e organização. O indicativo de cada seção, divisão, capítulo, com suas subdivisões, devem ser acompanhados do respectivo número de página.

A palavra “SUMÁRIO” deve ficar centralizada, destacada grafica-mente (negrito, etc) e com a mesma fonte utilizada nas seções primárias do trabalho. LEMBRE-SE: cada capítulo deve começar em uma nova página.

ELEMENTOS TEXTUAIS

a) INTRODUÇÃO

É a parte inicial do trabalho, nesse espaço, o autor expõe o objetivo do trabalho, os recursos utilizados e o resultado alcançado.

Os requisitos para uma boa introdução são:

  • Definição do assunto;

A indicação do caminho a seguir.

IMPORTANTE: Somente a partir da introdução numeram-se as pági-nas do trabalho. Utilizam-se algarismos arábicos, sendo que a conta-gem das páginas inicia no sumário.

b) DESENVOLVIMENTO

É o corpo do trabalho em que o autor desenvolve o conteúdo do seu estudo. É a parte mais extensa do texto, podendo ter várias seções e subseções, que variam conforme a abordagem do tema e do método.

c) CONCLUSÃO

Onde se expõe o fechamento das idéias do estudo e onde são apresentados os resultados da pesquisa e, partindo da análise destes resultados, tiram-se as conclusões e, se for necessário, as sugestões relativas ao estudo.

ELEMENTOS PÓS-TEXTUAIS

a) REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

Consiste em uma lista ordenada com os materiais utilizados para a confecção do trabalho. A referência permite a correta indicação de um documento, no todo ou em parte, não importando em que suporte esteja (livro, jornal, revista, internet, CD-ROM, entrevista gravada e etc).

  • Todos os materiais que foram mencionados no texto do trabalho devem, obrigatoriamente, ser incluídos na lista de referências;
  • Após a consulta de qualquer tipo de documento, anotar os dados para não ter trabalho em coletá-los posteriormente na compilação das referências;
  • Quando consultar periódicos, não se esquecer de anotar o local de publicação, volume ou ano e número do fascículo;
  • Na consulta de documentos na Internet, não se esquecer de anotar o endereço eletrônico (URL), data de acesso (dia, mês e ano);
  • Para documentos impressos, retirar as informações, preferen-cialmente, da folha de rosto dos documentos;
  • Ordenar a referências em ordem alfabética.

EXEMPLO DE REFERÊNCIA:

1.PARA LIVRO:

ÚLTIMO SOBRENOME, Prenome(s). Título da Obra. Cidade: Editora, ano.

Exemplo:

BAGNO, Marcos. A Língua de Eulália. São Paulo: Contexto, 1997.

2.PARA ARTIGO DE REVISTA:

GUIMARÃES, João L. A oficina do sabor. Superinteressante. São Paulo, ano 9, n. 12, dez. 1997, p. 34-49.

3.EXEMPLO DE REPORTAGEM DE JORNAL:

NAVES, P. Lagos andinos dão banho de beleza. Folha de São Paulo. São Paulo, 28 jun. 1999. Folha Turismo, Caderno 8, p.13.

Obs.: Quando não aparece o nome do autor da obra, entra-se pelo título, ou pelo nome do jornal ou revista.

4.EXEMPLO DE E-MAIL:

ACCIOLY, F. Publicação eletrônica [mensagem pessoal]. Mensagem recebida por <mtmendes@uol.com.br> em 26 de jan. 2001.

EXEMPLO DE ARTIGO DE REVISTA NA INTERNET:

SILVA, M.M.L. Crimes da era digital. Net, Rio de Janeiro, nov.1998. Seção Ponto de Vista. Disponível em:

<http://.brasilnet.com.br/contexts/brasilrevistas.htm>. Aceso em: 28 jul. 2002.

5.EXEMPLO DE FITA DE VÍDEO:

AZEVEDO, Maria Izabel (Coord.) Os perigos do uso de tóxicos. Produção de Jorge Ramos de Andrade. São Paulo: CERAVI, 1995. 1 fita de vídeo (30 min.), VHS, son., color.

INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES

FORMATAÇÃO

a) Papel e Fonte

O papel utilizado no documento deve ser de cor branca, de boa qualidade e o formato deve ser o A 4 (21cm x 29,7 cm). O texto deve ser digitado ou datilografado na cor preta, com exceção das ilustrações, no anverso (frente) das folhas. Texto do trabalho Fonte tamanho 12 (Arial ou Times New Roman) Citações com mais de três linhas Fonte em tamanho menor do que a utilizada no texto. Paginação Fonte em tamanho menor do que a utilizada no texto.

b) Margens da Folha

As margens da folha devem permitir uma encadernação e uma reprodução corretas. Conforme a ABNT (2002), as especificações são as seguintes:

  • Margem esquerda 3,0 cm
  • Margem superior 3,0 cm
  • Margem direita 2,0 cm
  • Margem inferior 2,0 cm

c) Espacejamentos

Segundo a ABNT (2002), deve-se adotar os seguintes espacejamen-tos (entre linhas) para a digitação ou datilografia:

  • Texto (corpo do trabalho - digitar com espaço duplo).
  • Citações com mais de três linhas - digitar em espaço simples.
  • Legendas das ilustrações e tabelas - digitar em espaço sim-ples.
  • Títulos das subseções separar do texto que os precede ou que os sucede por dois espaços duplos.
  • Notas digitar ou datilografar em espaço simples
  • Referências digitar em espaço simples e separar uma da outra por espaço duplo.

d) Alinhamento

PAGINAÇÃO

IMPORTANTE: a numeração das páginas de um trabalho só é coloca-da a partir da primeira folha de texto (Introdução).

A numeração é feita em algarismos arábicos a2 cm da borda supe-rior direita da folha.

Quando existir apêndice e/ou anexo, as folhas devem ser nume-radas de maneira contínua e sua paginação deve dar continuidade à do texto principal.

Nos trabalhos utiliza-se somente o anverso (frente) do papel, sendo a contagem da paginação em número de folhas.

ANEXOS

Aqui se inserem fotos, gravuras reportagens ou outras informações que se considerar pertinente ao trabalho.

Extraído das normas adotadas pelo

Colégio Santa Inês – Porto Alegre – 2008

Segundo a ABNT

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