terça-feira, 2 de junho de 2009

Conto & Crônica

SIGNIFICADO E COMPARAÇÕES NARRATIVAS

Dentre as divisões literárias existentes, duas delas em especial, o conto e a crônica se destacam por possuírem uma divisão bastante tênue, que marcam suas diferenças na densidão da escrita.
O conto texto literário, que reproduz seu objetivo na exemplaridade de um instante da condição humana, caracteriza-se pela presença de elementos internos (narrador/narratário), agindo em um contexto universal, de situações significativas que despertam, interesse e sensações no leitor, por meio de um conflito ficcional, não linear, que se estabelece em sua trama.

Já a crônica, esta outra categoria literária de caráter “opinativo”, tem como principio básico registrar o que é circunstancial e transitório. Recriando de forma artística, fatos do dia-a-dia. Uma característica deste gênero é a presença de elementos externos onde o auto fala diretamente ao leitor, como quem narra uma circunstância qualquer a um amigo, aborda uma linguagem coloquial e simples de predicado muitas vezes cômico.

Outros fatores que diferem estas duas formas literárias são: as questões espaço e tempo em que ambas são escritas. A crônica disposta em um espaço delimitada sendo uma página de jornal ou revista obriga o redator a explorar de forma mais econômica possível o ambiente que dispõe. Surge dessa economia de espaço a riqueza estrutural de sua produção. O tempo também se torna outro fator considerável no produto final da obra, no caso de um jornal vinte e quatro horas. Situações essas não típicas na produção de contos.

Sendo estes, já dispostos acima, alguns dos principais conceitos que diferem na produção de um conto ou uma crônica, é valido ressaltar que ambos em suas diferentes formas necessitam de toda uma destreza e competência de seus autores, para sua configuração como obra literária que permanecerá viva na memória dos que destas se apossarem.

Adriano Salvi

Nenhum comentário:

Postar um comentário