terça-feira, 2 de junho de 2009

Comunicação Escrita

O QUE É ESCREVER BEM? Obedecer às regras gramaticais, evitando erros de sintaxe, de pontuação, de ortografia etc.; Procurar a clareza, evitando palavras e frases obscuras ou de duplo sentido; Agradar o leitor, empregando expressões elegantes e fugindo de um estilo seco.

Para sabermos se a nossa mensagem escrita está correta, temos de verificar se a resposta a essa mensagem está igualmente correta.

MENSAGEM CORRETA = RESPOSTA CORRETA

a) Escrever bem implica necessariamente a obtenção de uma resposta correta;

b) Resposta correta é aquela que corresponde à idéia que temos em mente e desejamos passar ao leitor. (Uma das funções essenciais da comunicação escrita: provocar uma reação ou resposta)

Para sobreviver, o ser humano depende forçosamente da colaboração de seus semelhantes. Nós devemos transmitir aos outros as idéias e necessidades que há em nossa mente (necessidades físicas, psicológicas e sociais). Isso se faz pela comunicação escrita, pela comunicação oral, visual.

Pra obtermos a colaboração ou a resposta necessária à nossa sobrevivência, devemos comunicar as nossas idéias, desejos ou necessidades aos nossos semelhantes, estimulando-os a produzir a resposta que satisfaça exatamente a essas idéias ou necessidades. Escrever bem é uma questão de sobrevivência.

Para avaliarmos a correção e a eficácia de uma comunicação escrita, temos de verificar sempre se houve uma resposta; a resposta corresponde à idéia ou necessidade que queremos passar ao leitor. (não é com maus modos, com secura ou aspereza que vamos atrair a simpatia dos outros).

Por mais claro, lógico e brilhante que julgamos ser o pensamento elaborado em nossa mente, ocorre que, em muitas comunicações escritas, não conseguimos transmitir tal pensamento ao leitor.

ESCREVER BEM = PERSUADIR

A comunicação escrita deve conter alguns atrativos para motivar ou persuadir essas mesmas pessoas a colaborarem conosco. É sempre oportuno nos indagarmos se o leitor de nossas mensagens está convencido ou persuadido da necessidade de produzir a resposta que lhe solicitamos. Os termos: suave, persuadir, persuasão e persuasivo provêm da mesma raiz latina SVAD = doce, doçura e pertencem à mesma família de palavras.

O conhecimento da gramática é apenas um dos meios para chegarmos a uma comunicação correta, mas não é um fim em si mesmo.

ESTRUTURAÇÃO E FUNCIONAMENTO DA COMUNICAÇÃO

Uma autêntica estrutura de comunicação é formada por remetente, destinatário e mensagem. No ato comunicativo, há sempre um emissor ou remetente que envia a mensagem a um receptor ou destinatário.

O remetente tem por função enviar uma mensagem ao destinatário, estimulando-o a produzir uma determinada resposta. O destinatário, por sua vez, ao ser estimulado pela mensagem, deverá produzir, em princípio, a resposta esperada ou desejada pelo remetente. Cabe, pois, ao remetente controlar o envio e as condições de emissão e de recepção da mensagem, verificando: se o destinatário entendeu a mensagem; em caso de resposta incorreta, quais os ruídos que impediram o destinatário de produzir a resposta esperada ou desejada.

Alguns sinônimos são inconvenientes; termos como emissor e receptor. Canal emissor ou aparelho receptor são máquinas. Remetente e destinatário são seres animados.

MENSAGEM = SIGNOS

A mensagem é um conjunto de unidades menores que resultam de uma associação entre um estímulo físico e uma idéia. Cada uma destas unidades é denominada signo, e a mensagem podem ser formados por um ou mais signos.

O signo é a unidade formada por um estímulo físico (sons, letras, imagens, gestos etc.) e uma idéia. O estímulo físico é o significante, e a idéia é o significado; significante e significado são as duas faces da mesma unidade que é o signo. As palavras escritas ou orais são significantes, e as idéias ou conceitos a elas associados são os significados.

Escrever bem é tornar o nosso pensamento conhecido dos outros. Escrever bem é tornar comum aos outros o nosso pensamento. Os termos comunicar e comunicação provêm justamente da palavra comum: Tornar comum = comun - icar = comun - icação.

CODIFICAÇÃO E DESCODIFICAÇÃO

O processo de transformação de uma idéia em mensagem, e, portanto em signos, não passa de um processo de codificação. O destinatário ao receber o signo, captando o significante e extraindo o significado que vem associado a esse mesmo significante, está realizando o processo inverso, ou seja, a descodificação.

Código fechado: é um código que fixa uma relação univocal e imutável entre significante e significado, possibilitando apenas uma só descodificação e, portanto, uma só resposta. Enquanto o código aberto: é um código que permite mais de uma descodificação e, em conseqüência, mais de um significado e mais de uma resposta.

CÓDIGO ABERTO OU CÓDIGO FECHADO? Em determinados contextos culturais e profissionais que utilizam sistemas de comunicação com os objetivos bem delimitados e precisos, o código aberto pode ser inconveniente e bastante permeável a ruídos.

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