terça-feira, 2 de junho de 2009

Coesão & Coerência

Quando lemos com atenção um texto bem construído, não nos perdemos por entre os enunciados que o constituem, nem perdemos a noção de conjunto. Com efeito, é possível perceber a conexão existente entre os vários segmentos de um texto e compreender que todos estão interligados entre si.

A essa conexão interna entre os vários enunciados presentes no texto dá-se o nome de COESÃO. Diz-se, pois, que um texto tem coesão quando seus vários enunciados estão organicamente articulados entre si, quando há concatenação entre eles.

A coesão de um texto, isto é, a conexão entre os vários enunciados obviamente não é fruto do acaso, mas das relações de sentido que existem entre eles.

CONECTIVOS E ELEMENTOS DE COESÃO:

Sua função no texto é exatamente a de pôr em evidência as várias relações de sentido que existem entre os enunciados. São várias as palavras que, num texto, assumem a função de conectivo ou de elemento de coesão:

AS PREPOSIÇÕES: a, de para, com, por, etc.;

AS CONJUNÇÕES: que, para que, quando, embora, mas, e, ou, etc.;

OS PRONOMES: ele, ela, seu, sua, este, esse, aquele, que, o qual, etc.;

OS ADVÉRBIOS: aqui, aí, lá, assim, etc.

Observação: O uso adequado desses elementos de coesão confere unidade ao texto e contribui consideravelmente para a expressão clara das idéias.

A COESÃO NO PERÍODO COMPOSTO:

O período composto, como o nome indica, é constituído de várias orações, que, se não estiverem estruturadas com coesão, de acordo com as regras do sistema lingüístico, produzem um sentido obscuro, quando não, incompreensível.

COERÊNCIA

Quando se fala em redação, sempre se aponta a coerência das idéias como uma qualidade indispensável para qualquer tipo de texto. Mas nem todos explicitam de maneira clara em que consiste essa coerência, sobre a qual tanto se insiste, e como se pode consegui-la.

Coerência deve ser entendida como unidade do texto. Um texto coerente é um conjunto harmônico, em que todas as partes se encaixam de maneira complementar de modo que não haja nada destoante, nada ilógico, nada contraditório, nada desconexo. No texto coerente, não há nenhuma parte que não se solidarize com as demais.

Todos os elementos do texto devem ser coerentes e que se dividem em três níveis a ser observada: Coerência narrativa; Coerência figurativa e Coerência argumentativa.

Platão & Fiorin. Para Entender o Texto. P. 261 – 271-272

Nenhum comentário:

Postar um comentário