sexta-feira, 17 de julho de 2009

Literatura Brasileira: Capítulo 2

O NATURALISMO. O Realismo tende para uma visão biológica do Homem; o Naturalismo encaminha-se para uma visão patológica.” (José Carlos Lisboa)

A LITERATURA BRASILEIRA DO SÉCULO XIX. A Revolução Francesa e a Revolução Industrial, foram responsáveis pela consolidação da burguesia, que, infiltrou-se aos poucos na aristocracia e começou a dominar a vida política, social, econômica e cultural do século XVIII. O absolutismo cedeu lugar ao liberalismo e ao individualismo, tornou-se um valor essencial para a sociedade da época. No final do século XVIII, na Alemanha e na Inglaterra, até na primeira metade so século XIX, surge um novo estilo literário que representa bem os ideais dessa época: o Romantismo. Influenciados pelos românticos europeus, sobretudo Byron e Musset, surge o Ultra-Romantismo (também chamado “Mal-do-Século”), cuja poesia é extremamente egocêntrica e sentimental, exprimindo um pessimismo doentio, uma descrença generalizada, um tédio pela vida e uma obsessão pela morte que impregna tudo de tristeza e desilusão. A poesia dessa geração é quase sempre superficial e artificial.

Na segunda metade do século XIX, ligado à ascensão da pequena burguesia citadina, ao contrário da alta burguesia – interessada no jogo vazio das formas artísticas – a “arte pela arte” – surge o Realismo. Uma arte voltada para a solução dos problemas sociais, isso é, uma arte “engajada”, de “compromisso”. É uma arte que se coloca também contra o tradicionalismo romântico e procura incorporar os descobrimentos.

Compreender o essencial do Realismo significa retornar ao terno real ou, realidade: tais palavras designam algo que os filósofos até hoje não conseguem definir e talvez nunca consigam, porque a realidade ou o real é infinito e surpreendente.

Continuando a procura para entender tais necessidades essenciais e comprender a concepção do Homem como autômato, regido por leis físico-químicas, pela hereditariedade e pelo meio ambientes. Concepção de que as decisões morais derivam de condições psicológicas ou fisiológicas, dá origem, na França, do Naturalismo. O idealizador dessa escola foi Émile Zola o principal expoente do naturalismo na literatura. Seu texto conhecido como “o romance experimental” (1880) é o manifesto literário do movimento.

Mas seu primeiro romance com larga repercussão, que apresenta inúmeras inovações que permitem classificá-lo como primeira obra naturalista foi “Thérèse Raquin”. Pela primeira vez, Zola combina algumas das teorias mais polêmicas de sua época: darwinismo, evolucionismo e determinismo científico, compondo o primeiro romance de tese já escrito ("um grande estudo fisiológico e psicológico", segundo ele próprio).

Mas foi “Germinal” (1885) que elevou a estética e a descrição naturalistas a um novo patamar de realismo e crueza. O romance é minucioso ao descrever as condições de vida subumanas de uma comunidade de trabalhadores de uma mina de carvão na França. Após ter contato com idéias socialistas que circulavam pela classe operária européia, os mineradores retratados na obra revoltam-se contra a opressão e organizam uma greve geral, exigindo condições de vida e trabalho mais favoráveis. A manifestação é reprimida e neutralizada, em-tretanto permanece viva a esperança de luta e conquista.

Para compor “Germinal”, o autor passou dois meses trabalhando como mineiro na extração de carvão. Viveu com os mineiros, comeu e bebeu nas mesmas tavernas para se familiarizar com o meio. Sentiu na carne o trabalho sacrificado, a dificuldade em empurrar um vagonete cheio de carvão, o problema do calor e a umidade dentro da mina, o trabalho insano que era necessário para escavar o carvão, a promiscuidade das moradias, o baixo salário e a fome. Além do mais, acompanhou de perto a greve dos mineiros.

Predileção por temas de patologia social, adultério, criminalidade, miséria, etc.. Com o intuito de estruturar a sociedade. Despreocu-pação com a moral – amoralismo e centralização nos “caos” (pato-logia social) humanos.

Voltar: Capítulo IIr: Capítulo III

Nenhum comentário:

Postar um comentário