domingo, 1 de maio de 2011

Biografia: Chefe Noah Sealth

CHEFE INDIO NOAH SEALTH
Seattle Sunday Star del 29 de Octubre de 1.887


 No ano de 1854, o chefe índio Noah Sealth repondeu de uma forma muito especial a proposta do presidente Franklin Pierce para a criação de uma reserva indígena e acabar com os emfrentamentos entre índios e brancos. Supostos despojos das terras indígenas.
No ano de 1855 se firmou o tratado de Point Elliot, com o que se consumava os depojos das terras e dos nativos índios. Noah Sealth, com sua resposta ao presidente, crio o primeiro manifesto em defesa do meio ambiente e da natureza que se perdurou pelo tempo. O chefe índio morreu em 7 de junho de 1866 na idade de 80 anos. Suas memórias e palavras se propagam ainda pelo tempo.


BIOGRAFIA
Chefe Seattle (Sealth , Seathl ou ahth ) nasceu por volta de 1786 em Blake Island, Washington. Seu pai, Schweabe , foi o líder da tribo Suquamish, e sua mãe era Scholitza do Duwamish .
Foi o líder das tribos ameríndias Suquamish e Duwamish no que hoje é conhecido como o estado de Washington. Sendo uma figura proeminente entre o seu povo, converteu-se ao catolicismo e buscando um caminho de acomodação para os colonos brancos, com uma estreita relação pessoal com David Swinson "Doc" Maynard.
Seattle ganhou sua reputação como um líder jovem e guerreiro, emboscando e derrotando os grupos de inimigos invasores que vieram do Rio Verde, no sopé da montanha Cascade, atacando Chemakum e  S'Klallam, as tribos que vivem na Olympic Península. Ele também foi um orador notável, e sua voz disse que vem até a meia milha de distância ou mais em seu caminho para uma audição.
Casou-se com duas mulheres, tendo a vila a leste da Tola'ltu Duwamish Chefe de Elliott Bay (agora parte da West Seattle). Sua primeira esposa morreu ao dar à luz seu primeiro filho. Tinha mais filhos e filhas com sua segunda esposa. Todos os seus descendentes também foram batizados e cresceram na fé, e sua conversão marcou seu surgimento como um líder que busca a cooperação com os novos colonos americanos.
Ele faleceu em 07 de junho de 1866 na reserva Suquamish em Port Madison, Washington. (a norte de Bainbridge Island e leste de Poulsbo).
LER A CARTA


BIOGRAFIA: PRESIDENTE FRANKLIN PIERCE


Franklin Pierce (Hillsborough, 23 de novembro de 1804Concord, 8 de outubro de 1869) foi o 14º Presidente dos Estados Unidos entre 1853 e 1857. Genial e bom orador, Pierce era um Democrata do norte que via o movimento abolicionista como uma ameaça fundamental à união do país. Suas ações polarizantes ao assinar o Ato de Kansas-Nebraska e impor o Ato do Escravo Fugitivo falharam em conter o conflito interseccional, armando cenário para a Guerra de Secessão e deixando-o amplamente considerado como um dos piores presidentes norte-americanos.
Nascido em Nova Hampshire, Pierce serviu na Câmara dos Representantes e no Senado até renunciar do segundo em 1842. Sua advocacia particular foi um sucesso; ele foi nomeado promotor de seu estado em 1845. Pierce participou da Guerra Mexicano-Americana como General de Brigada. Visto pelos Democratas como candidato para apaziguar os interesses do norte e do sul, foi nomeado pelo partido para concorrer a presidente. Pierce e seu running mate William R. King facilmente derrotaram os candidatos do Whigs Winfield Scott e William Alexander Graham na eleição de 1852.

Nenhum comentário:

Postar um comentário